Fernanda Montenegro divide Troféu Mário Lago com atores "dos 80 para cima"

Marcela Ribeiro
Do UOL, no Rio

  • Carol Caminha / TV Globo

    Fernanda Montenegro com o Troféu Mário Lago

    Fernanda Montenegro com o Troféu Mário Lago

Fernanda Montenegro recebeu o Troféu Mário Lago 2013 das mãos de Roberto Carlos no "Domingão do Faustão", que vai ao ar no dia 29 de dezembro.  Aos 84 anos, a dama da TV brasileira foi homenageada por grandes artistas da Globo, entre eles, Tony Ramos, Lima Duarte, Glória Menezes e Gloria Pires.

"Tenho a honra, o prazer e o privilégio de entregar o troféu para você. Eu represento o país inteiro. Na sua plateia, estou na poltrona um da fila A para aplaudi-la", disse Roberto Carlos.

A atriz fez questão de dividir o prêmio com os atores veteranos e contou da alegria de poder se manter ativa na profissão após os 80 anos.

"Peço licença aos que ainda não chegaram aos 80. Existe um grupo formado por vários atores da Globo, como Nathalia Timberg, Lima Duarte, Laura Cardoso, Eva Todor. Aproveito este momento e quero lembrar esses decanos, dos 80 para cima, é um privilégio trabalhar com alegria, com inteligência. Isso não é muito comum em outras profissões deste país".

Um dos momentos mais emocionantes, que fez Fernanda chorar, foi um vídeo que o programa exibiu do ator Fernando Torres, marido da atriz, que morreu em 2008, no qual ele afirma: "É como se você fosse o ar que respiro".

Depois de receber o prêmio, Fernanda cantou "Emoções" com Roberto Carlos e se explicou após desafinar. "Eu sei essa letra de cor, mas a emoção é tão grande que me esqueci. Na próxima vez a gente ensaia".

Roberto ainda apresentou seu novo CD e cantou alguns sucessos em ritmo de balada, entre eles, "Fera Ferida" e "O Portão". Faustão tentou convencer Roberto a cantar no improviso "Esse Cara Sou Eu", mas ele preferiu não arriscar. "Não dá, tem que ensaiar", disse ele, que cantou a música em sua versão normal no fim do programa.

O último "Domingão" do ano traz ainda a tradicional "Pizza do Faustão", que recebe os atores que se destacaram em "Amor à Vida", Caio Castro, Maria Casadevall, Tatá Werneck, Fabiana Karla, além do autor Walcyr Carrasco. Angélica, o ex-técnico do Corinthians Tite e Luan Santana completam o time das estrelas.

Relembre quem foram os últimos premiados

O Troféu Mário Lago foi a forma que o "Domingão do Faustão" encontrou para homenagear um dos maiores atores da história da TV e, ao mesmo tempo, reconhecer o trabalho artístico de uma grande personalidade.

Tudo começou em 2001, quando Mário Lago levou um prêmio na categoria "conjunto da obra". Com a morte do ator pouco tempo depois, seu nome foi usado para batizar o novo troféu como forma de homenagear seu trabalho e sua vida artística.

A primeira a receber o troféu foi a atriz Laura Cardoso, em 2002. Ela ganhou o prêmio diretamente das mãos da sua amiga Glória Menezes, que ficou muito emocionada. Em 2003, ela passou o bastão para Paulo José, que não conseguiu conter sua emoção. O ator retornou em 2004 para premiar um casal especial: Tarcísio Meira e Glória Menezes. Esse ano foi a única vez em que o troféu foi dado a duas pessoas simultaneamente.

Em 2005, Tony Ramos foi convidado para apresentar o prêmio. O que ele não sabia era que o premiado era ele mesmo. O ator ficou muito surpreso ao ler seu nome no envelope, e mais surpreso ainda ao ver os amigos Tarcísio Meira e Glória Menezes no palco do "Domingão" para lhe entregar o prêmio.

  • Domingão/TV Globo

    Mário Lago foi homenageado em 2001 e seu nome deu origem a um prêmio em 2002

Depois, em 2006, Lima Duarte foi o escolhido. Em 2007 quem levou o troféu foi Glória Pires. No ano seguinte, Gilberto Gil teve seu trabalho reconhecido no palco do "Domingão". Em 2009 Antônio Fagundes levou o Troféu Mário Lago para casa.

Em 2010 sobrou selinho para todo lado. É que a apresentadora Hebe Camargo, que morreu em 2012, foi a homenageada. Nem Faustão escapou do selinho de Hebe, que retornou em 2011 para passar o troféu a Regina Duarte. Em 2013, Roberto Carlos foi homenageado e recebeu seu troféu das mãos de Regina Duarte.

Últimas notícias Ver mais notícias