Surgido do Monobloco, grupo Turbilhão promove 'Paradão'

Fabíola Ortiz
Do UOL, no Rio

Criado em 2007 com inspiração nas oficinas de batucada do Monobloco, o grupo Turbilhão Carioca promove no domingo, dia 2 março, o "Paradão do Turbilhão", no Parque dos Patins na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, com promoção do UOL.

  • Divulgação

    Paradão do Turbilhão Carioca em 2013

"O Turbilhão surgiu de um grupo de amigos que fazia a oficina do Monobloco, nos conhecemos em 2006. O Monobloco era rigoroso com a bateria na parte de musicalização", disse ao UOL Sergio Moreno um dos fundadores e regentes. Ele comentou que o objetivo, em princípio, era formar um grupo de estudos.

"A gente alugava um espaço ou ia para a rua estudar. Tivemos a ideia de montar um grupo dos que tocavam melhor". Depois começaram a fazer apresentações em chopadas, festas em Búzios e na Ilha Grande. "A coisa foi tomando forma e ficando mais séria".

A primeira versão do grupo se chamava Cores Vivas, pois um dos integrantes era fã da banda americana Living Colour. Mas o nome Turbilhão Carioca pegou e foi adotado em 2007.

  • Divulgação

    Paradão do Turbilhão Carioca em 2013

Assim como muitos grupos recentes, o Turbilhão se inspirou na batida do Monobloco, reconhece Sergio, que sempre tocou em baterias de escolas de samba. Foi o grupo que abriu a possibilidade de se incluir outros ritmos na batucada. "O Monobloco é o grande pai de todos, é a referência, foram eles que abriram as portas".

Nas apresentações, o Turbilhão toca ritmos e músicas que "o pessoal gosta de dançar", desde quadrilha, maculelê, funk carioca, Roberto Carlos, Black music e até sertanejo. 

No domingo de Carnaval, o Paradão do Turbilhão vai reunir 30 batuqueiros. Será o sexto desfile do grupo. Em homenagem à Copa do Mundo, a bateria estará fantasiada de time de futebol.

Serviço: 'Paradão do Turbilhão'

Quando: 02/03 às 18h
Onde: Parque dos Patins, Lagoa Rodrigo de Freitas - Avenida Borges de Medeiros, s/n - ao lado do clube Piraquê. Bloco parado
Quem vai: Público variado, famílias, idosos, gays, turistas e grupos de jovens
Fantasia: Multicolorido.

Últimas notícias Ver mais notícias