Morre dublador de Boba Fett em "Star Wars: O Império Contra-Ataca"

Do UOL, em São Paulo

  • Albert L. Ortega/Getty Images

    Jason Wingreen com foto do personagem Bob Fett, de "Star Wars"

    Jason Wingreen com foto do personagem Bob Fett, de "Star Wars"

O ator Jason Wingreen, que dublou o personagem Boba Fett no filme "Star Wars: O Império Contra-Ataca" (1980), morreu em Los Angeles aos 95 anos. 

Com mais de 180 participações em filmes e séries de TV, o ator morreu na noite de Natal, mas a informação foi divulgada na sexta-feira (1º), de acordo com o site especializado Hollywood Reporter. Wingreen também fez parte da franquia "Star Trek", interpretando o personagem Dr. Linke no episódio "The Empath", de 1968.
 
O ator fez testes para dublar o mestre jedi Yoda em "O Império Contra-Ataca", mas acabou ficando com as quatro falas de Boba Fett, o mercenário encarregado de capturar Han Solo (Harrison Ford) no quinto episódio da saga. Sem créditos no filme, sua participação só foi reconhecida anos depois.
 
Entre os anos 60 e 80, o ator era presença garantida em séries de TV americanas, como "The Twilight Zone", "Os Intocáveis", "General Hospital" e "Matlock". Uma de suas últimas participações na telinha foi em um episódio de "Seinfield"
 
Fez sua estreia no cinema em "Estigma da Crueldade" (1958), estrelado por Gregory Peck, e apareceu também "Maridos em Férias" (1967), "Detetive Marlowe em Ação" (1969), "Eles Só Matam Seus Senhores" (1972), "O Homem Terminal" (1974), "Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu" (1980) e "O Céu Continua Esperando" (1984).
 
Últimas notícias Ver mais notícias