Fala muito palavrão? Cientistas têm uma boa notícia para você

Do UOL

  • Getty Images

    Falar palavrões demonstra maior habilidade para demonstrar sentimentos

    Falar palavrões demonstra maior habilidade para demonstrar sentimentos

Todo mundo conhece alguém que solta um palavrão por frase. Você é uma dessas pessoas? Pois saiba que uma pesquisa conduzida por quatro importantes universidades afirmam: um boca-suja, provavelmente, é mais honesto do que os que não usam xingamentos para se expressar. 

O trabalho, conduzido por pesquisadores das universidades de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, Stanford (EUA), Cambridge (Inglaterra) e Maastricht (Holanda), analisou os posts de mais de 75 mil usuários de Facebook e entrevistou quase 300 pessoas para descobrir a relação entre xingar muito nas redes sociais (e na vida) e a sinceridade. 

O resultado: as pessoas menos honestas têm a tendência a se "esconder" com palavras negativas e expressões em terceira pessoa ("nós" ou "eles", nunca "eu"), enquanto as pessoas mais sinceras não poupavam xingamentos em suas descrições.

  • 50283
  • true
  • http://estilo.uol.com.br/comportamento/enquetes/2017/01/11/voce-fala-muito-palavrao.js

De acordo com a pesquisa, isso acontece porque palavrões costumam ser usados para expressar os sentimentos mais básicos das pessoas, e quem os utiliza com frequência tem a tendência a se mostrar de maneira mais honesta.

David Stillwell, um dos autores do estudo, explicou ao jornal inglês "Daily Mail" que, muito embora os palavrões sejam considerados falta de educação, as pessoas com tal vocabulário "não estão filtrando seu modo de falar, então, provavelmente, não estão editando aquilo pelo qual estão passando, o que pode acabar transformando o fato em mentira." 

Últimas notícias Ver mais notícias