Tem medo de dentista? Fita pode substituir anestesia injetável

Do UOL

  • Getty Images

    A fita é efetiva em microcirurgias, extração de dentes de leite em crianças e raspagem e curetagem dental em adultos

    A fita é efetiva em microcirurgias, extração de dentes de leite em crianças e raspagem e curetagem dental em adultos

Pesquisadores das Faculdades de Ciências Farmacêuticas e de Odontologia, ambas da USP (Universidade de São Paulo) em Ribeirão Preto (SP), desenvolveram um filme muco-adesivo anestésico –espécie de esparadrapo--, para ser aplicado à mucosa gengival. O item é feito de um derivado de celulose vegetal bastante utilizado nas áreas farmacêutica, cosmética e de alimentos.

Segundo o farmacêutico Renê Oliveira do Couto, a fita é efetiva em microcirurgias, extração de dentes de leite em crianças e raspagem e curetagem dental em adultos. Mas o produto ainda carece de mais estudos que comprovem sua eficácia em procedimentos cirúrgicos mais invasivos e complexos.

De acordo com testes realizados por dentistas da Faculdade de Odontologia, os filmes reduzem a sensação dolorosa, tanto superficial quanto profunda.

A ação anestésica começa após cinco minutos de adesão à mucosa gengival e atinge efeito máximo entre 15 e 25 minutos. A sensação dura por 50 minutos, que é o tempo médio de um procedimento cirúrgico odontológico.

Ainda que careça de mais avaliações para uso em cirurgias mais complexas, os pesquisadores comemoram o fato de a fita poder ser usada como pré-anestésico, fazendo com o paciente não sinta a picada da agulha da anestesia.

Últimas notícias Ver mais notícias