Guerra dos segredos? Astros de "Thrones" até mentem para não dar spoilers

Beatriz Amendola
Do UOL, em Londres*

  • Divulgação/HBO

    Os atores "Game of Thrones" se policiam para não entregar as revelações da série

    Os atores "Game of Thrones" se policiam para não entregar as revelações da série

Não é uma tarefa fácil esconder os segredos de uma das séries mais comentadas do mundo. Paparazzi, fãs obstinados e até drones já entregaram imagens de momentos chave da sétima temporada de "Game of Thrones", que estreia em julho, e uma lista com os supostos acontecimentos dos novos episódios circula na web. Na linha de frente da divulgação da série, porém, suas estrelas fazem verdadeiros malabarismos para não revelar nada.

A prática do elenco de manter a boca fechada já vem de anos – teve seu ápice com o grande mistério em torno da morte e da ressurreição de Jon Snow, no ano passado. E com a produção da HBO próxima de seu fim e já bem adiante dos livros originais escritos por George R. R. Martin, a guerra aos spoilers segue forte.

As táticas de combate ficaram nítidas em um luxuoso hotel de Londres, onde aconteceu um evento para promover a nova temporada, no qual UOL esteve presente. Entre risos nervosos, piadas e lamentos, os atores se esquivavam com maestria de perguntas que julgavam poder revelar algum detalhe da trama. 

Gemma Whelan, que interpreta Yara Greyjoy, brincou logo ao chegar para a rodada de entrevistas ao lado de Pilou Asbaek, que dá vida a seu tio, Euron: "Eu não sei o que está acontecendo nessa temporada". O dinamarquês, que surpreendeu ao aparecem com o rosto liso e os cabelos loiros aparados, bem diferente de seu personagem, resumiu bem o sentimento. "É tão surreal sentar aqui para conversar com vocês e não poder falar absolutamente nada", entregou. A colega então disse que queria poder contar tudo, e fez um resumo genérico: "Maior e melhor do que nunca, o lema".

Divulgação
O Jacob Anderson da vida real não parece nada com esse

Quem também optou por uma descrição segura – até demais – foi o ator Daniel Portman, o Podrick. "Você ainda não a viu. É aquela depois da sexta temporada. Tem sido mais do mesmo. Definitivamente, é a melhor forma de descrever", disse, dando risos nervosos e gaguejando um pouco. Percebendo que a definição não era das mais abonadoras, seu colega de entrevistas Jacob Anderson, o Verme Cinzento, fez um complemento. "Mas não de um jeito ruim, é mais do mesmo do melhor jeito possível". Jacob, aliás, era um dos mais distantes de sua persona nas telinhas: bem-humorado, de bermuda e boné, ele em nada lembrava o guerreiro Imaculado.

Nem sobre o inverno que chegou a Westeros e fez as gravações da série começarem mais tarde Daniel quis se alongar. "Cara, isso é difícil. Você pode imaginar que isso definitivamente vai afetar as pessoas e os personagens de várias formas, como o frio faz", esquivou-se, elogiando a "esperteza" da pergunta e emendando um "está quente aqui, não?".

Em uma sintonia bem diferente da de seus personagens, Liam Cunningham e Carice Van Houten, o Davos e a Melisandre, levaram na brincadeira ao serem questionados sobre o paradeiro da Feiticeira Vermelha, expulsa de Winterfell na temporada anterior.

Liam: Nós não sabemos onde vamos aparecer.

Carice: Eu sei um pouquinho, é claro.

Liam: Você estava lá.

Carice: Será que estava? [Risos] Claro que não posso dizer nada, mas foi divertido filmar... É, deixa pra lá.

E até aquele aviso amigo vale na hora de encarar a imprensa. Rory McCann, o Sandor "Cão" Clegane, encarnou o lado protetor que seu personagem já exibiu na série e aconselhou John Bradley, o Sam, a "tomar cuidado" quando um repórter o questionou sobre possíveis cenas com o veterano Jim Broadbent, que já revelou que viverá um arquimeistre na nova temporada. Não que ele precisasse: logo em seguida uma assessora de imprensa reforçou que os atores não podiam contar nada, e o assunto morreu, ainda que sob protestos.

E os amigos?

Manter os segredos da série longe da imprensa especializada, que costuma ter acesso aos atores em ambientes controlados e ocasiões específicas, é uma coisa. Mas como fazer o mesmo com amigos, parentes e outras pessoas que estão presentes no dia a dia?

"Acho que o set é o lugar onde mais podemos relaxar, porque todo mundo sabe o que está acontecendo", contou Gemma. "Em todos os outros lugares, é tipo 'de que temporada você está falando? Não fale nada sobre o que fizemos agora, só o que fizemos no passado'. Não tem nenhum truque, é só ter bom senso e inteligência e respeitar a série. Acho que ninguém quer spoilers, na verdade. Eu nunca digo nada a ninguém, é mais seguro -- e eles falam 'não me diga nada'. É fácil, na verdade. Você fica muito bem versado em manter a sua boca fechada".

Divulgação/HBO
Pilou Asbaek não curtiu o spoiler que revelou sua participação em "GoT"

Jacob garantiu que é só ameaçar contar o que vai acontecer para que as pessoas desistam do spoiler. "Você pergunta 'você não quer mesmo saber, né?' Aí a pessoa diz, 'me conta, me conta'. E eu não vou contar nada, mas começo: 'bem...'. E ela pede para eu não contar. É meio difícil".

Já Daniel mente na cara dura para quem pergunta. "Todo ano, fica mais difícil lembrar o que o público viu e não viu, porque se forma uma mistura de todos esses dias no set. É difícil, porque todo mundo quer saber. Obviamente, não para jornalistas, mas eu minto para as pessoas quando elas me perguntam. É a melhor forma de evitar problemas". Entrando na brincadeira, Jacob fez uma "revelação": "Tem unicórnios esse ano".

Há também quem tenha motivações pessoais para guardar os segredos, como é o caso de Pilou, que ouviu sem querer o final de "O Sexto Sentido" quando estava entrando em uma sessão do filme, 15 anos atrás. "Desde então, eu não falo nada. Eu não conto nem para a minha mulher. Eu gosto de guardar segredos dela", brincou.

O ator, aliás, não gostou nem um pouco de ter sua escalação revelada por meio do site de fãs Watchers on the Wall, que deu detalhes de uma das primeiras cenas em que ele aparecia. "Sempre deixo meu telefone no hotel, e quando voltei para casa, era notícia que eu havia sido escalado. Tinha mais de 200 ligações e mensagens. Eu nem tenho 200 amigos! Foi tão surreal... Por que você iria dar um spoiler disso? As pessoas estão se esforçando para criar algo para os fãs. Por que você quer ser tão egoísta e ser aquele que vai arruinar tudo para os outros? Eu não posso respeitar isso, desculpe".

*A jornalista viajou a convite da HBO

Últimas notícias Ver mais notícias