Projeto dá café da manhã e aulas de ioga para pessoas em situação de rua no Rio

Do BOL, em São Paulo

  • Reprodução/Facebook/ProjetoVOAR

    Projeto Voar oferece aulas de ioga para pessoas em situação de rua três vezes por semana

    Projeto Voar oferece aulas de ioga para pessoas em situação de rua três vezes por semana

Ativo há 12 anos, o Projeto Voar oferece café da manhã e carinho para aproximadamente 200 pessoas em situação de rua, três vezes por semana, no Rio de Janeiro. Desde o início de 2017, o projeto também passou a dar um novo tipo de ajuda para essas pessoas: aulas de ioga.

Em entrevista ao Instituto Goethe, o professor André Andrade Pereira, instrutor que comanda algumas das aulas do projeto, afirma que a ideia é criar uma relação com os participantes e mostrar que todos somos iguais.

A prática de exercícios físicos resgata a dignidade de quem vive em situação de rua. Para a voluntária e professora Fernanda Santana, as aulas de ioga recuperam a paz de seus alunos. "Por um momento eles sabem que existem, que têm um corpo que funciona e uma mente que pode viajar para outros lugares melhores", conta Fernanda.

Para quem vive nas ruas da capital fluminense, as aulas ajudam a aliviar a tensão. "Mantém o espírito tranquilo. A vida aqui é difícil e a gente se altera com facilidade", afirma Marcelo Pereira, que vive há 13 anos na rua, em entrevista publicada pelo Goethe. Marcelo admite que lidar com a fome castiga, mas que o preconceito social é muito mais doloroso.

Em sua página no Facebook, o Projeto Voar afirma ter um gasto mensal de R$ 3.600 com os cafés da manhã, além de doações que os próprios integrantes fazem. Eles também convidam a todos que desejam conhecer o projeto ou participar das ações que eles promovem.

As aulas do Projeto Voar e os cafés da manhã ocorrem: às segundas-feiras, na praia do Flamengo; quartas-feiras, na praça São Salvador; e quintas-feiras, na praça da Glória, na saída do metrô.

Quer receber notícias de Entretenimento de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite Entretenimento após acessar o Messenger. É muito simples!

 
Últimas notícias Ver mais notícias