Correr na areia queima mais calorias que no asfalto; veja dicas de treino

Fausto Fonsceca
Colaboração para o VivaBem

  • iStock

A brisa do mar, belas paisagens, a energia do sol. Dar uma corridinha na praia traz sempre aquela sensação incrível de bem-estar, devido ao contato com a natureza e as endorfinas liberadas durante a atividade física. E os benefícios para seu corpo não param aí. 

Correr já é um dos exercícios que proporciona maior gasto energético. E a queima calórica aumenta quando você treina na areia. Motivo: ao pisar no chão macio, seu pé afunda. Isso obriga os músculos dos membros inferiores a se esforçarem mais para levantar as pernas e movimentar o corpo. Também obriga a musculatura a fazer constantes adaptações para se manter na posição correta. Aí, o consumo de combustível é elevado. 

Veja também:

"Alguns pesquisadores relatam que correr na areia fofa queima até 60% mais calorias do que em um piso duro, como asfalto", destaca Marcus Vinicius Grecco, chefe do departamento de educação física do Laboratório de Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia da Universidade de São Paulo. 

CUIDADOS AO CORRER NA PRAIA

iStock
Com os cuidados certos o exercício fica mais fácil e prazeroso
1 - Faça um bom aquecimento

Ele é muito importante para preparar o corpo antes de qualquer atividade física e evitar lesões. E torna-se ainda mais essencial na areia, pois no terreno instável seus músculos e articulações vão fazer movimentos diferentes dos que estão acostumados. "O aquecimento deve ser realizado na areia mesmo, com uma corrida bem leve e pequenos gestos de alongamentos", indica  Pedro Baches Jorge, ortopedista do Hospital Sírio-Libanês.

2 -  Escolha o treino certo

Se não está acostumado a correr na praia, evite fazer treinos de velocidade --intervalados, em que você dá "tiros" -- e prefira rodagens leves. As atividades intensas geram grande sobrecarga ao corpo, que já será bastante exigido na areia, e podem aumentar o risco de lesão (especialmente torções). Caso fique muito desgastado ao correr na areia fofa, vá para a molhada. Por ser mais dura, ela requer menos esforço e a atividade se assemelha ao asfalto

3 - Use roupas apropriadas

iStock
Não há regra: na areia, você pode correr tanto de tênis quanto descalço
Vista peças específicas para a prática esportiva, de tecido como poliamida. O material é leve e facilita a evaporação do suor, o que ajuda a controlar a temperatura do corpo. Boné ou viseira são importantes para proteger o rosto do sol, além de passar protetor solar no corpo todo -- inclusive nas partes cobertas pela camiseta, caso ela não tenha filtro UV. 

4 - Tome cuidado para não molhar o tênis

Não existe regra: você pode correr tanto descalço quanto calçado. "Sem tênis, você tem maior controle sobre a pisada, especialmente na areia fofa, o que ajuda não torcer o pé", indica o treinador Rodrigo Lobo, formado em educação física pela Universidade de São Paulo (USP). No entanto, o risco é maior de se machucar ao pisar em uma pedra, um caco de vidro um espetinho de camarão --ou de queimar a sola na areia quente. 

Se optar por usar o tênis, tome cuidado para não molhá-lo. Junto com a água entram no calçado areia e sal. O atrito constante desses grãos com os pés durante a corrida pode irritar a pele e causar bolhas. O mesmo vale para o banho de mar. Deixe para mergulhar somente quando acabar o treino. Caso entre na água e volte a correr, você pode sofrer assaduras na virilha, nas axilas ou em outras partes do corpo.

5 - Capriche na hidratação

iStock
Repor os líquidos perdidos no suor é importante para a saúde e a performance
Por se tratar de um exercício desgastante, em que você fica praticamente o tempo todo em contato com o sol, é muito importante beber bastante água para repor os líquidos perdidos no suor e não sofrer desidratação. O American  College of Sports  Medicine recomenda ingerir de 150 ml a 300 ml de água a cada 20 minutos de exercício. Mas isso varia muito de pessoa para pessoa e a sede é o melhor referencial para nosso organismo: quando senti-la, tome água. 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy

Últimas notícias Ver mais notícias