Carlos Ezquerra, cocriador do Juiz Dredd, morre aos 70 anos

Caio Coletti
Colaboração para o UOL

  • Reprodução

    Sylvester Stallone como o juiz Dredd, em "O Juiz" (1995)

    Sylvester Stallone como o juiz Dredd, em "O Juiz" (1995)

O quadrinista Carlos Ezquerra, que ajudou a criar o personagem Juiz Dredd, morreu aos 70 anos de idade. A informação foi confirmada pela equipe da revista de quadrinhos "2000 AD", onde Ezquerra trabalhou, para o "The Hollywood Reporter".

Ezquerra sobreviveu a uma luta contra o câncer de pulmão em 2010, mas a doença voltou neste ano. "É difícil colocar isso em palavras, mas perdemos alguém que era o coração e a alma da 2000 AD", escreveu a equipe da revista. "Não é exagero dizer que Carlos era um dos maiores artistas de quadrinhos de todos os tempos".

O espanhol, que trabalhou quase toda a sua carreira no Reino Unido, começou em títulos de romance como "Valentine" e "Mirabelle". Ele achou sua vocação, no entanto, quando foi chamado para fazer quadrinhos de guerra e faroeste para a editora IPC,uma das principais editoras de HQs britânicas nos anos 1970.

No ano de 1976, foi contratado para criar o visual e ilustrar a primeira edição das aventuras de "Juiz Dredd", que seriam publicadas na revista "2000 AD". Ele trabalhou ao lado do roteirista John Wagner na revista, mas ambos deixaram a editora após uma disputa por direitos autorais - os dois retornariam mais tarde e se tornariam as vozes definidoras do personagem.

Eternizado em dois longas-metragens, em 1995 (com Sylvester Stallone) e 2012 (com Karl Urban), Dredd é o policial futurista que, em meio a realidade caótica e distópica criada por Wagner e Ezquerra, serve também como júri, juiz e executor das sentenças de cada criminoso.

A parceria com Wagner rendeu outra série de quadrinhos marcante, "Stronium Dog". No mesmo estilo de ficção científica violenta, a série mostrava um grupo de mutantes que, enfrentando o racismo dos humanos "normais", trabalham como caçadores de recompensas intergalácticos.

Ezquerra também atuou na indústria norte-americana, mais notavelmente em dois spin-offs da popular série de HQs "Preacher", de Garth Ennis. O espanhol criou os visuais de "The Good Old Boys" e "Saint of Killers" em parceria com o roteirista. Neste ano, foi induzido na Eisner Hall of Fame para artistas de quadrinhos.

Últimas notícias Ver mais notícias