#SemFrescura: você usa chinelo no banho? Pode se livrar desse nojinho

Maria Júlia Marques
Do UOL VivaBem, em São Paulo

Parece normal tomar banho de chinelo quando estamos usando chuveiros coletivos, como o da academia, né? A gente acha que o calçado nos protege da sujeira de quem se lavou antes, mas a realidade não é essa.

Os especialistas falam que as bactérias e fungos presentes no banheiro de casa são os que temos contato normalmente e já estamos acostumados a lidar.

Na academia, o chinelo até evita que seu pé entre em contato com o chão, óbvio, mas não que ele se molhe com a água acumulada --e os micro-organismo que estão ali vão acabar entrando em contato com a pele. Então, sem ou com chinelo, sua exposição é a mesma e nada impede que você tenha uma micose, por exemplo. 

Confira no vídeo acima como não ficar desesperado e relaxar na hora do banho com dicas dos dermatologistas Luiz Guilherme Martins Castro, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e Domimberg Ferreira, da Clínica Megamed, além dos infectologistas João Prats, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, e Jean Gorinchteyn, do Instituto Emílio Ribas.

Acompanhe as informações do #SemFrescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook - Instagram - Youtube

Últimas notícias Ver mais notícias