Pete Shelley, líder dos Buzzcocks e ícone do punk, morre aos 63 anos

Leonardo Rodrigues
Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Pete Shelley

    Pete Shelley

Pete Shelley, vocalista, guitarrista e principal compositor da banda de punk rock Buzzcocks, morreu nesta quinta aos 63 anos sob suspeita de ataque cardíaco, publicou a BBC britânica. Segundo a equipe do músico, ele morreu na Estônia, onde tinha residência.

Formado na cidade inglesa de Bolton em 1976 por Shelley e o vocalista Howard Devoto, que se inspiraram nos Sex Pistols, o Buzzcocks é um dos mais importantes e influentes grupos do punk e de todas suas subvertentes.

Explorando fúria e melodia, os três primeiros álbuns da banda, "Another Music in a Different Kitchen", "Love Bites" e "A Different Kind of Tension", são considerados peças fundamentais do estilo, assim como músicas "Ever Fallen in Love", "Orgasm Addict" e "What Do I Get".

A formação mais recente do Buzzcocks contava com Pete Shelley nos vocais e guitarra, Steve Diggle nos vocais e guitarra, Chris Remmington no baixo e Danny Farrant na bateria.

A banda tinha show agendado no próximo dia 14 em Arnhem, na Holanda. Os integrantes ainda não confirmaram se ele será cancelado.

Recentemente, o grupo anunciou o relançamento comemorativo dos álbuns "Another Music in a Different Kitchen", "Love Bites", que ganharão edições remasterizadas no dia 25 de janeiro de 2019.

Shelley, que dissolveu os Buzzcocks em 1981, também manteve uma criativa carreira solo, na qual teve a chance de explorar outras sonoridades, como o synthpop e a new wave.

Nesse mesmo ano, ele causou polêmica ao lançar o single "Homosapien", que foi banido da BBC por fazer referência explícita ao sexo gay. Em 1989, Pete Shelley remontou o grupo, que desde então continuou na ativa.

Nomes famosos como Norman Blake, vocalista do Teenage Fanclub, Tracey Thorn, do Everything But The Girl, e o autor Neil Gaiman lamentaram a morte do músico. "Parte da minha juventude morreu hoje", escreve Gaiman no Twitter.

Últimas notícias Ver mais notícias