Bayern pega Ingolstadt para confirmar tetra inédito e esquecer 'Champions'

Com 82 pontos conquistados e cinco de vantagem para o Borussia Dortmund, os bávaros não mais poderiam ser alcançados em caso de triunfo, o toque final de um trabalho praticamente já concluído. E, mesmo tropeçando fora de casa, o Bayern pode erguer o título. Basta que o Dortmund perca para o Eintracht Frankfurt, também no sábado.
Um empate, se o Dortmund vencer, não confirmaria o Bayern como campeão pelos critérios matemáticos. Os rivais, porém, precisariam que a equipe de Munique perdesse para o lanterna Hannover 96 no último jogo do Alemão, em plena Allianz Arena, e teriam que golear o Colônia, oitavo colocado, para reverter a vantagem de 11 gols de saldo dos comandados de Josep Guardiola.
Já em tom de despedida depois da eliminação para o Atlético de Madrid na quarta-feira, o técnico espanhol, que comandará o Manchester City na próxima temporada, afirmou que tem "orgulho de seus jogadores" e que será cobrado por não ter levado o clube ao título da 'Champions'. No entanto, desejou sucesso para seu sucessor, o italiano Carlo Ancelotti.
Por sua vez, em comunicado, o executivo-chefe do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge, convocou a torcida a assistir o duelo contra o Ingolstadt e garantiu que o time se sagrará campeão no sábado.
"Nós começaremos de novo no sábado. Estamos determinados em vencer o campeonato neste fim de semana e estabelecer o recorde", disse o dirigente, em relação ao feito inédito que pode ser alcançado pelo clube.
Faltando duas rodadas para o fim da competição, restam poucas coisas a serem definidas no topo da tabela do Alemão. Bayern, Dortmund e Bayer Leverkusen já garantiram as três primeiras posições da competição e a presença na fase de grupos da próxima 'Champions'. A briga pela quarta vaga, que leva à etapa eliminatória, porém, ainda está completamente aberta.
Quatro times brigam para chegar ao principal torneio do futebol europeu. Por enquanto, o Borussia Mönchengladbach, que recebe o Leverkusen, ocupa a quarta posição e leva a melhor, mas está empatado em 49 pontos com o Hertha Berlim. A equipe da capital alemã enfrenta, no mesmo dia e o horário, o Darmstadt 98, que luta contra o rebaixamento.
Um ponto abaixo dos dois times está o Schalke 04, sexto colocado, que recebe o Augsburg. Já o Mainz 05, que ocupa o sétimo lugar, também está na disputa, apesar de depender de derrotas dos rivais para chegar à 'Champions'. Com 46 pontos, três a menos que o Gladbach e o Hertha, a equipe visita o Stuttgart.
Na parte debaixo da tabela, está definida a queda do Hannover, lanterna com 22 pontos. Sttutgart e Eintracht Frankfurt, ambos com 33 pontos, tentam evitar a ida para a segunda divisão e duelam especialmente com o Werder Bremen, primeiro fora da zona de rebaixamento e que visita o Colônia nesta rodada, com um ponto a mais que os dois adversários.
O Eintracht, porém, leva vantagem em relação ao Sttutgart no saldo de gols e ocupa a 16ª posição, que obriga a equipe a disputar a permanência em um duelo com o terceiro colocado da Série B.
Outro que ainda está ameaçado é o Darmstadt, com cinco pontos a mais que Eintracht e Sttutgart. Uma vitória da equipe sobre o Hertha, porém, afasta em definitivo a chance de rebaixamento.
Programação da 33ª rodada do Campeonato Alemão:.
Sábado.
Schalke 04 - Augsburg.
Borussia Mönchengladbach - Bayer Leverkusen.
Hamburgo - Wolfsburg.
Stuttgart - Mainz 05.
Eintracht Frankfurt - Borussia Dortmund.
Colônia - Werder Bremen.
Hannover 96 - Hoffenheim.
Hertha Berlim - Darmstadt 98.
Ingolstadt 04 - Bayern de Munique.