Giba e Emanuel jogam vôlei na neve para esporte entrar nos Jogos de Inverno

Do UOL, em São Paulo

  • Kim Hong-Ji/Reuters

    Giba (ao centro, de azul) durante evento de exibição do vôlei na neve em Pyeongchang

    Giba (ao centro, de azul) durante evento de exibição do vôlei na neve em Pyeongchang

Nesta quarta-feira (14), a Federação Internacional de Vôlei (Fivb) realizou evento com jogos-exibição de vôlei na neve em Pyeongchang, cidade sul-coreana que recebe a Olimpíada de Inverno, para promover a modalidade. Os brasileiros Giba e Emanuel estiveram entre as atrações da partida.

O vôlei na neve já é praticado na Europa, com uma pequena liga continental da modalidade. O objetivo das exibições é tentar emplacar o esporte nas próximas Olimpíadas de Inverno.

O evento foi realizado na Casa Áustria, base dos atletas do país em Pyeongchang, e contou com os austríacos Stefanie Schwaiger e Nikolas Berger. A chinesa Xue Chen, a sul-coreana Kim Yeon-Koung e o sérvio Vladimir Grbic completaram a lista de atrações. Giba foi medalhista de ouro na Olimpíada de 2004 e de prata nas de 2008 e 2012 pela seleção brasileira de vôlei. Emanuel, por sua vez, foi ouro em 2004, prata em 2008 e bronze em 2012 jogando vôlei de praia.

A partida foi parte da campanha da Federação Internacional de Vôlei (FIVb) e da Confederação Europeia de Vôlei (CEV) para promover a modalidade. A meta é realizar um Campeonato Europeu de vôlei na neve em 2019 e um Campeonato Mundial em 2020.

"É preciso criar novos produtos, ter visão de longo prazo, planejar e executar projetos com capacidade para tomar dimensões não imaginadas. Minha longa carreira no mundo dos negócios me ajuda a identificar as oportunidades de investimento no crescimento do vôlei sob diversos ângulos", afirmou o brasileiro Ary Graça, presidente da FIVb.

Incluir a modalidade nos Jogos Olímpicos de Inverno, no entanto, não está entre as prioridades da entidade. "Estamos encarando esse projeto com muita seriedade. Acreditamos que pode ser um grande sucesso e contribuir para aumentar o número de praticantes e a relevância do vôlei no mundo. O que queremos nesse momento é ter consistência e qualidade; entrar nos Jogos Olímpicos de Inverno é uma decisão para o futuro", explicou Fábio Azevedo, diretor geral da FIVb.

O primeiro Campeonato Europeu de vôlei na neve será realizado entre 23 e 25 de março. Até aqui, 17 federações nacionais europeias realizam seus campeonatos da modalidade – com o reconhecimento da FIVb e da CEV.

Últimas notícias Ver mais notícias