Santos vence Fluminense no final e dá esperança a Jair Ventura no cargo

Do UOL, em Santos (SP)

O Santos venceu o Fluminense por 1 a 0 nesta quarta-feira, no estádio do Maracanã, em jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, e garantiu sua permanência fora da zona de rebaixamento durante o período de Copa do Mundo, na Rússia. O alvinegro praiano iniciou o jogo a um ponto da zona de degola. O gol marcado por Bruno Henrique aos 40 minutos do segundo tempo também deu esperança a Jair Ventura de permanecer no cargo.

O treinador dependia de uma boa vitória para convencer a diretoria santista a mantê-lo no comando da equipe. Antes da partida, o presidente José Carlos Peres admitiu pela primeira vez publicamente que decidiria a permanência do treinador após o jogo desta quarta.

O Santos agora soma 13 pontos na 15ª colocação, enquanto o Fluminense permanece com 14 pontos na 12ª posição. O time carioca se mantém na zona de classificação para a Copa Sul-Americana mesmo com o tropeço. 

Após o duelo contra o Fluminense, o Santos só volta aos trabalhos no próximo dia 25, no CT Rei Pelé. A equipe santista joga durante o Mundial da Rússia. O alvinegro praiano tem amistoso marcado contra o Monterrey, do México, no dia 7 de julho, no Estádio BBVA Bancomer, em Monterrey.

Existe ainda a expectativa para o anúncio de, no mínimo, mais um jogo amistoso em terras mexicanas. Oficialmente, o Santos volta a campo no clássico contra o Palmeiras no dia 19 de julho, às 20h, no Pacaembu.

O Fluminense, por sua vez, inicia folga nesta quinta-feira e só volta aos trabalhos no próximo dia 26, nas Laranjeiras. O Flu volta a jogar no clássico contra o Vasco, no dia 19 de julho.

Melhor em campo: Bruno Henrique marca gol e quase faz mais um

O atacante Bruno Henrique foi o melhor jogador da partida. Antes do gol que garantiu a vitória santista, ele quase abriu o placar em cabeçada na pequena área após cruzamento de Gabigol. Ele recebeu contra o Fluminense a primeira oportunidade como titular desde que sofreu cinco lesões no olho direito em janeiro deste ano.

Pior em campo: Sumido, Gabigol só aparece para levar chapéu

O atacante Gabigol fez mais um jogo apagado com a camisa santista nesta temporada. O camisa 10 pouco criou e não finalizou contra o gol carioca. Ele só apareceu quando levou um chapéu de Richard no meio-campo, em um dos poucos momentos que a torcida do Flu comemorou no jogo. No segundo tempo, Gabriel acertou um cruzamento para Bruno Henrique - lance de maior perigo da principal estrela do time paulista na partida.

Pablo Dyego erra quase tudo e irrita Abel

O atacante Pablo Dyego foi o pior jogador do Fluminense na partida. Além de desperdiçar quase todas as jogadas de ataque de sua equipe, o atacante ainda concedeu contra-ataques ao Santos que irritaram Abel Braga. Por conta disso, ele foi substituído por Dudu.

Sem criação, Flu e Santos dão "sono" em goleiros no 1º tempo

O Fluminense entrou com três zagueiros, enquanto o Santos apostou em duas linhas de quatro bem recuadas. Com isso, os dois times quase não criaram no primeiro tempo. O primeiro chute a gol ocorreu somente aos 20 minutos, quando Pablo Dyego chutou de fora da área para fácil defesa do Vanderlei. A resposta veio rápida. Jean Mota recebeu dentro da área, um minuto depois, e sem ângulo, chutou direto para o gol, mas Júlio César espalmou para escanteio. Estes dois lances, de pouco perigo, foram os únicos da etapa inicial.

Santos melhora no 2º tempo e arrisca ir ao ataque

Diferente do primeiro tempo, quando ficou somente na retranca, o Santos arriscou mais subidas ao ataque na segunda etapa e deixou o Fluminense mais no campo de defesa. O problema é que os santistas deixavam a desejar na "parte técnica" e não concluíam em gol até Bruno Henrique abrir o placar no final. O Flu, por sua vez, errava muitos passes e não conseguiu armar os contra-ataques.

Rodrygo desfalca o Santos até assinatura com Real

Além de Eduardo Sasha, com lesão no tornozelo, e Lucas Veríssimo, suspenso, o Santos não contou com o atacante Rodrygo, seu principal destaque na temporada. O atacante de 17 anos abandonou a concentração e não viajou ao Rio de Janeiro. O estafe do atleta alega que espera a assinatura de contrato com o Real Madrid para que ele entre em campo. A diretoria santista se reuniu nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, com representantes do atleta e do clube espanhol para tentar selar o acordo, mas nada foi definido ainda.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 0 X 1 SANTOS

Data: 13 de junho de 2018, quarta-feira
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Competição: Campeonato Brasileiro (12ª rodada)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Rafael Trombeta (ambos do PR)

Gol: Bruno Henrique aos 40 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Mateus Norton e Douglas (Flu); Renato, Diego Pituca e Alison (Santos)

Fluminense: Julio Cesar, Nathan, Ibañes (Sornoza); Luan Peres; Mateus Norton, Richard, Jadson (Dodi), Douglas e Marlon; Pablo Dyego (Dudu) e Pedro.
Técnico: Abel Braga.

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz e Dodô; Alison (Copete), Diego Pituca, Léo Cittadini e Jean Mota (Renato); Bruno Henrique e Gabriel Barbosa (Vitor Bueno).
Técnico: Jair Ventura.

Últimas notícias Ver mais notícias