Após visitar o Brasil, Ahmadinejad chega à Bolívia

Do UOL Notícias* Em São Paulo

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, desembarcou na manhã desta terça-feira em La Paz, capital da Bolívia, onde foi recebido pelo presidente do país, Evo Morales.

Ahmadinejad e Evo Morales

  • Pilar Olivares/Reuters

    O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, abraça o colega boliviano Evo Morales ao chegar ao aeroporto de El Alto, na região metropolitana de La Paz

Ahmadinejad chegou no aeroporto de El Alto às 10h45 no horário local (12h45 no horário de Brasília) e recebeu honras militares, segundo informou a agência AFP.

Essa não é a primeira vez que o Irã estreita os laços com a Bolívia. Em 2007, Teerã assinou com La Paz acordos de cooperação nas áreas de agricultura e petroquímica no valor de US$ 1,1 bilhão. Este pacote de ajuda, que está em fase de implementação, inclui apoio técnico e financeiro para que o governo boliviano instale um canal de televisão público com sinal de alcance regional.

Em 2008, o governo de Ahmadinejad disponibilizou para a Bolívia US$ 280 milhões em crédito para implantação de duas fábricas de cimento.

A visita à Bolívia acontece após passagem de Ahmadinejad pelo Brasil, onde recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoio ao plano nuclear iraniano para geração de energia elétrica.

O giro de Ahmadinjead pela América Latina inclui também uma visita à Venezuela.

*Com agências internacionais
Últimas notícias Ver mais notícias