Saiba mais sobre a síndrome do envelhecimento

do BOL, em São Paulo

  • Reprodução/Daily Mail

    O britânico Dean Andrews, 20, é portador de progeria, também conhecida como doença do envelhecimento precoce

    O britânico Dean Andrews, 20, é portador de progeria, também conhecida como doença do envelhecimento precoce

A síndrome do envelhecimento, como também é conhecida, é uma doença genética da infância. Envelhecimento precoce, ausência congênita de cabelo ou poucos fios - geralmente esbranquiçados -, estrutura corpórea de criança de 2 anos de idade ao longo dos 10 primeiros anos de vida e  cabeça maior que a face são as principais características dessa anomalia - além de disfunções que se apresentam no organismo, como osteoporose, diabetes, colesterol  elevado e outros males.

A doença, que acomete 1 entre 8 milhões de recém-nascidos (a inteligência dos bebês não é afetada), se manifesta entre o primeiro e o segundo ano de vida. As causas ainda não foram identificadas pela medicina, mas acredita-se que seja decorrência de transtorno genético.

Segundo estudos, uma crianças com progeria tem expectativa média de vida de 14 anos (meninas) a 16 anos (meninos) - calcula-se que um ano equivale a oito para quem tem essa síndrome.  

O britânico Dean Andrews, 20, ganhou as páginas do "Daily Mail" e sua história ganhou os noticiários mundiais. Apesar da rotina de acompanhamento médico, Andrews leva uma vida normal - dirige, curte tatuagens, chegou a ficar noivo  e começou a cursar faculdade, mas desistiu devido à doença.

Confira o vídeo que aborda outro caso, o da britânica Hayley Okines.

Últimas notícias Ver mais notícias