Casal é detido nos EUA por manter filho autista em jaula para cães

Do UOL, em São Paulo

  • Kevin Warn/AP

    Investigadores carregam jaula encontrada na residência do casal Loy Vu, 40, e Trang Le, 35

    Investigadores carregam jaula encontrada na residência do casal Loy Vu, 40, e Trang Le, 35

Um casal foi detido em Anaheim, no Estado da Califórnia (EUA), na quarta-feira (2), acusado de manter o filho autista de 11 anos trancado em uma jaula para cães, informou a imprensa local.

Dentro da residência do casal Loy Vu, 40, e Trang Le, 35, de origem vietnamita, a polícia de Anaheim encontrou uma jaula para animais de grande porte com um colchão e lençóis para que o menor pudesse dormir.

Departamento de Polícia de Anaheim/Reuters
Trang Le (esq.), 35, e Loy Vu, 40, foram detidos pela polícia de Anaheim, na Califórnia

O tenente da polícia de Anaheim, Bob Dunn, declarou que os pais usavam a jaula, de 1,8 m de altura por 1,35 m de largura, "para controlar" o garoto, diante dos problemas de comunicação resultantes de sua doença.

"O tamanho era suficiente para ele ficar em pé lá, se o garoto estava, de fato, vivendo na gaiola", disse Dunn.

Dunn declarou que a polícia está investigando quanto tempo o menor foi mantido encarcerado – se por dias ou anos.

O menor, que aparenta bom estado de saúde, será submetido a uma avaliação médica e ficará sob a tutela do Serviço Social, assim como seus irmãos, de oito e dez anos.

Familiares do casal disseram à polícia que o garoto não consegue falar e, conforme está ficando mais velho, tem tido crises com ataques violentos difíceis de controlar.

Vizinhos ouvidos pela NBC News disseram nunca ter notado a situação. "Eu ouvia as crianças gritando, rindo e brincando fora da casa, achava que só estavam se divertindo", afirmou Kathy Johnson. "Eles eram felizes. Brincavam no jardim. Toda a família me parecia feliz", contou Bob Emerson. 

O casal será indiciado por negligência e privação ilegal da liberdade. (Com AFP e NBC News)

Últimas notícias Ver mais notícias