Imagens inéditas mostram Titanic antes de tragédia

Uma exposição de fotos mostra ao público, pela primeira vez, imagens da cerimônia de lançamento ao mar do Titanic, o transatlântico que entrou para história por ter afundado em sua viagem inaugural, em 1912.

Construído nos estaleiros Harland and Wolff, de Belfast, na Irlanda do Norte, entre 1909 e 1912, o Titanic afundou ao bater em um iceberg durante a travessia entre Southampton, no Reino Unido, e Nova York. Mais de 1,5 mil passageiros morreram na tragédia.

Em 1997, o filme de James Cameron, com o naufrágio como pano de fundo, recebeu 11 Oscars, um recorde.

Mas a exposição, que está sendo realizada no Ulster Folk and Transport Museum, em Cultra, na Irlanda do Norte, captura momentos felizes ligados ao Titanic. As 116 fotos mostram multidões se aglomerando no estaleiro para ver o navio ser "batizado".

O material inclui imagens do presidente do estaleiro, Lord Pirrie, inspecionando o navio.

Um dos pontos mais interessantes da exposição é o sentimento de júbilo transmitido pelas fotos num dia de orgulho para Belfast", afirma William Blair, um dos diretores da Associação de Museus da Irlanda do Norte.

Já o dono das fotos, Steve Raffield, que comprou o álbum há dois anos, disse estar "orgulhoso" de mostrar as imagens ao mundo.

"Eu espero que o maior número possível de pessoas possa vê-las", comentou Raffield.

Objetos e atos lembram o naufrágio do Titanic
Veja Álbum de fotos
Últimas notícias Ver mais notícias