Grécia registrou em 2016 superávit orçamentário de 3,9% do PIB

Atenas, 21 Abr 2017 (AFP) - A Grécia anunciou nesta sexta-feira um superávit orçamentário primário em 2016 de 3,9% do PIB, oito vezes superior ao objetivo definido por seus credores, União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O anúncio do excedente primário - que não inclui os juros da dívida - foi realizado pela agência grega de estatísticas Elstat.

Ao mesmo tempo começa em Washington a reunião anual do FMI, na qual Atenas espera progressos para um alívio de sua dívida, o que facilitaria sua saída da crise. A Grécia alega que seus esforços para ajustar a economia do país estão dando resultados.

O plano determinado ao país por seus credores em julho de 2015, em troca de um terceiro programa de empréstimos de 86 bilhões de euros, previa um superávit em 2016 de 0,5% do PIB, até chegar a 3,5% em 2018.

"Cumprimos nossas obrigações, apesar do enorme custo social e econômico. É o momento de acabar com o enfoque punitivo do passado", escreveu o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, em um artigo publicado sexta-feira no Wall Street Journal.

A dívida grega chegava no fim de 2016 a 179% do PIB, de acordo com a Elstat.
Últimas notícias Ver mais notícias