Devemos comer mais gordura do que carboidrato, diz estudo

Do BOL, em São Paulo

Pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça fizeram um estudo global a respeito de uma das maiores polêmicas envolvendo a saúde nutricional: afinal, o grande "vilão" dos grupos alimentares é o carboidrato ou a gordura? De acordo com os responsáveis pela pesquisa, o consumo de carboidrato apresenta os maiores riscos para o organismo. As informações são do Daily Mail.

O estudo aponta que uma dieta rica em carboidrato faz crescer em 28% as chances de morte por doença cardíaca. Por outro lado, o alto consumo de gorduras não aumenta significantemente o risco de doenças do coração.

Os pesquisadores recomendam que se reduza os carboidratos e aumente a ingestão de gordura para equilibrar a necessidade energética do corpo. Segundo eles, o corte de alimentos ricos em gorduras não é algo bom para a saúde uma vez que ele quase sempre é seguido pelo aumento no consumo de carboidratos que, em excesso, pode causar doenças graves como a diabetes.

Até mesmo a gordura saturada, encontrada na manteiga e no queijo, por exemplo, é defendida pelo estudo como uma alternativa "menos pior" do que o carboidrato. Segundo os pesquisadores, a gordura saturada, que esteve associada por anos a doenças cardíacas, tem sido "demonizada de forma errônea".

Os participantes da pesquisa, em um artigo publicado na revista "Cell Metabolism", escreveram: "Levando em conta as evidências, acreditamos que as atuais recomendações nutricionais a respeito de macronutrientes, principalmente no que diz respeito aos carboidratos refinados e açúcar, devem ser reconsideradas".

(Com informações do Daily Mail)

Quer receber conteúdo de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite 'Notícias' no Messenger. É muito simples! 

 

 
Últimas notícias Ver mais notícias