Mulher chama a polícia por causa de churrasco em parque, e moradores rebatem com festa

Juliana Dutra
Do BOL, em São Paulo

  • Reprodução/Youtube

    Uma mulher ligou para a polícia por causa de um churrasco de uma família negra em um parque; a atitude foi gravada e repudiada na web

    Uma mulher ligou para a polícia por causa de um churrasco de uma família negra em um parque; a atitude foi gravada e repudiada na web

Moradores da cidade de Oakland, na Califórnia, EUA, se reuniram na última quinta-feira (10) para uma festa no mesmo parque onde uma mulher foi filmada ligando para a polícia por causa de um churrasco de uma família negra.

No vídeo, que viralizou no final do mês passado, uma mulher branca não identificada liga para a polícia reclamando de um churrasco realizado por uma família negra no parque. O motivo, segundo ela, seria o uso de churrasqueiras a carvão em área proibida.

Leia também:

As imagens, que têm mais de 20 minutos, foram gravadas no dia 29 de abril por Michelle Snider, uma amiga da família. Ela estava por perto quando recebeu uma mensagem sobre o que estava acontecendo e foi até o local.

No parque, existem áreas específicas designadas para churrasco na grelha ou a carvão, e Michelle diz no vídeo que verificou no mapa o local correto, porém, segundo a imprensa, aquele não era o local ideal para churrascos desse tipo. O homem que realizava o churrasco explicou, no vídeo, que utilizava aquele lugar há anos. Um representante do parque disse ao Huffington Post que a última vez que foi reportado um acidente com crianças por causa de carvão descartado foi em 2015.

Assista abaixo a trechos do vídeo, legendados:

No Twitter, uma testemunha que passava pelo lugar também postou sobre o caso: "Hoje eu estava no Lake Merritt cuidando da minha própria vida Negra. Assim que terminei minha caminhada (Falando sério, foi uma caminhada rápida), eu notei essa mulher branca sendo muito agressiva com o Homem Negro. Sou intrometida, então parei para olhar", escreveu ela, que acompanhou o momento todo da gravação.

Segundo jornal Kron4, a polícia chegou ao local e registrou a queixa de assédio de ambos os lados. Após uma hora de questionamentos, ninguém foi preso e a família pôde continuar a fazer seu churrasco.

Ao jornal, Lynette Gibson McElhaney, membro do Conselho da Cidade de Oakland, disse que ligar para a polícia é um ato para emergências: "Quero encorajar as pessoas a saberem quando devem ligar para a polícia e quando levantar questões de regulamentação para o conselho da cidade". Ela reforçou que envolver a polícia em casos assim pode fazer com que as coisas saiam do controle, como nos episódios de violência policial contra negros no país. 

Reprodução/Twitter
Moradores de Oakland fizeram uma festa para protestar, com jogos e música ao vivo

Após o vídeo se espalhar pela internet, moradores da cidade organizaram uma festa na última quinta-feira (10) no parque Lake Merrit, onde o caso aconteceu. No Twitter, diversos memes e fotos da festa se espalharam com a hashtag #CookingOutWhileBlack ("Cozinhando Fora de Casa Quando Você é Negro", em tradução livre).

"É assim que a Oakland Negra responde a uma mulher branca ligando para a polícia por causa de um churrasco de um pessoal negro", escreveu um usuário do Twitter ao compartilhar vídeos de uma tarde de música e brincadeiras ao redor do parque.

(Com informações do Daily MailHuffington PostKron4 e Independent)

Quer receber notícias de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite Notícias após acessar o Messenger. É muito simples!

Últimas notícias Ver mais notícias