Trump chama de "delinquentes" países da Otan que gastam menos em defesa

Bruxelas, 11 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou nesta quarta-feira de "delinquentes" os países da Otan que não destinam 2% de seu PIB à despesa em Defesa, segundo informou o serviço de imprensa da Casa Branca.

"São delinquentes para mim porque os Estados Unidos tiveram que pagar por eles", comentou durante um café da manhã com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, prévio à cúpula de líderes da aliança realizada entre hoje e amanhã em Bruxelas.

Os países da Otan se comprometeram na cúpula de Gales de 2014 a destinar 2% de seus respectivos PIBs à Defesa no prazo de uma década, mas Trump quer que esse compromisso seja cumprido o mais rápido possível.

"Muitos países não estão pagando o que deveriam e, francamente, muitos países nos devem uma tremenda quantidade de dinheiro de muitos anos atrás", manteve Trump.

Durante esse encontro com Stoltenberg, o líder criticou com dureza a Alemanha e afirmou que esse país está nas mãos da Rússia pela energia que recebe desde esse país e, em particular, pelo projeto de gasoduto Nord Stream II, que conectará diretamente Rússia e Alemanha.

Últimas notícias Ver mais notícias