Brasileira que vai à Olimpíada já ensinou esgrima a Rodrigo Santoro

Fábio Aleixo
Do UOL, em São Paulo

  • Saulo Cruz/Exemplus/COB

    Amanda Simeão, atleta brasileira de esgrima durante o Pan de Toronto

    Amanda Simeão, atleta brasileira de esgrima durante o Pan de Toronto

Rodrigo Santoro jogando esgrima de terno e gravata. Esta foi a temática utilizada por uma marca de roupas para divulgar a sua moda outono/inverno deste ano. E isso só foi possível graças à participação de uma atleta brasileira que estará nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Amanda Simeão, integrante da equipe de espada, foi a responsável por dar aulas e dicas da modalidade para o ator que fez sucesso na novela global "Velho Chico" e participa constantemente de filmes em Hollywood. Uma tarefa que ela nunca imaginou que teria, mas que a deixou satisfeita. Em uma sessão de 'treino', deu todas as orientações para que Santoro conseguisse praticar os movimentos com a naturalidade de um atleta profissional. E o astro se deu bem.
 
Reprodução/Facebook
 
"Ele é bem minimalista e quer que tudo saia perfeito, aprender todos os detalhes. Ele me deixou muito à vontade, foi super bacana. Eu achava que ele pudesse me esnobar, ser um pouco arrogante por tudo o que ele já fez na carreira. Mas não foi nada disso. Tem muito bom caráter e foi dedicado nas aulas", contou Amanda ao UOL Esporte.
 
A jovem de 22 anos foi escolhida após passar por uma análise minuciosa da agência que elaborou a campanha. Ela tinha outras três concorrentes. "Precisavam de um ícone feminino e me fizeram o convite. Aceitei e foi uma experiência muito legal", disse Amanda.
 
"É um esporte que trabalha com a postura, o equilíbrio, e também tem uma grande elegância, proporciona porte para quem o pratica. Quando eu soube que as fotos iam ser baseadas e envolver o esporte, fiquei muito curioso para ver como íamos fazer isso", disse Santoro quando a campanha foi lançada.
 
Mas esta não foi a única vez que Amanda ensinou a um ator os movimentos da esgrima. Ela também deu aulas para Bruno Ferrari, que interpreta o personagem Xavier Almeida, na novela "Liberdade, Liberdade", da TV Globo.
 
 

 

Vaidade até na hora de competir

Lidar com atores, moda é algo que agrada bastante à atleta, que neste mês está na revista Vogue ao lado de companheiras da seleção brasileira de esgrima. Amanda diz que é muito vaidosa e não se importa com este rótulo, nem de ser chamada de patricinha.
 
Mesmo indo para os combates com o corpo coberto com macacão e usar máscara de proteção, a atleta adora se produzir antes das competições.
 
"Eu sou extremamente vaidosa. Gosto de me maquiar, pintar a unha. Faço tudo isso sozinha, sem a ajuda de ninguém Para tudo eu gosto de me arrumar, até quando estou sozinha em casa quero estar arrumada. No Pan (de Toronto) criei um grupo de Whatasapp para nossa equipe estar sempre combinando a roupa. Muitas vezes até os técnicos dizem que lugar de competição não é passarela. Mas gosto de ser vaidosa", disse a paranaense, que em Toronto ficou com a medalha de prata na competição por equipes.
 
Desde que entrou para o Exército em 2014, Amanda precisou fazer algumas adaptações para poder seguir com sua vaidade mas sem chamar tanto a atenção. 
 
"Esmalte só pode ser claro, da cor da pele, o brinco precisa ser pequeno e a maquiagem suave. Mas mesmo no quartel eu não deixei de usar maquiagem".

 

Vaga após polêmica e decisão da Justiça

Amanda Simeão só competirá no Rio após a Justiça cancelar a naturalização da húngara Emese Takacs por suspeita de fraude no seu casamento com o fotógrafo Rafael Barreto. Com a decisão, abriu-se um espaço na equipe que foi ocupado pela paranaense em uma nova convocação feita pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Foi Amanda, aliás, quem levantou todas as fotos e indícios anexados ao processo impetrado na Justiça por seu técnico, Giocondo Cabral.

"Tive de lutar na pista e na Justiça para conseguir a vaga", afirmou Amanda, que elaborou agora uma queixa-crime contra Emese.

O time de espada terá ainda Nathalie Moelhausen e Rayssa Costa como titulares e Katherine Miller como reserva.

 
 
 
Últimas notícias Ver mais notícias