Aos 92 anos, ialorixá baiana Mãe Stella lança app com mensagem de generosidade e tolerância religiosa

do BOL, em São Paulo

  • Reprodução/Facebook/maestelladeoxossi

    Mãe de Santo lançou app no dia em que completou 92 anos de vida

    Mãe de Santo lançou app no dia em que completou 92 anos de vida

Curiosa após ver uma reportagem sobre aplicativos de celular, a Ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, Mãe Stella de Oxossi se interessou pelo universo dos "apps". Agora, aos 92 anos, a Mãe de Santo de Salvador (BA) é uma prova viva de um dos ensinamentos encontrados em seu próprio aplicativo: "Ninguém é tão sábio que não tenha necessidade de ser um eterno aprendiz".

A frase é uma das lições de vida disponíveis no aplicativo criado para o sistema Android, encontrado em celulares de marcas como Samsung, Motorola, Sony e LG. Disponível na loja de apps do Google, o "Orientações de Mãe Stella" traz mensagens escritas e faladas por Stella, seguindo a tradição oral da religião.

Reprodução/Google PlayStore
Mãe Stella recitou as frases ouvidas no app

Stella contou com a ajuda do professor Nelson Pretto, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que ensinou o que eram os tais aplicativos. "Eu quero fazer um aqui pro axé", disse a ialorixá ao conhecer um pouco sobre os "celulares inteligentes".

Após escolher e recitar as frases disponíveis no app, Stella contou com a colaboração de Lucas Teixeira Rocha, Antônio Ladeia e Rose Vermelho para montar e disponibilizar o app, que tem o código-fonte aberto para sugestões e modificações.

Com 60 gravações, o app fala de amor, sabedoria e generosidade, além de ser um registro da cultura do candomblé. O lançamento do aplicativo contou com uma visita de ministros dos países de língua portuguesa, durante o X Encontro Ministros da Cultura, às obras sociais do terreiro liderado por Mãe Stella há 40 anos.

O aplicativo para celulares com o sistema Android pode ser baixado na loja de apps do Google.

(Com informações do jornal "Correio")

Quer receber notícias do Brasil de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite Brasil após acessar o Messenger. É muito simples!

Últimas notícias Ver mais notícias