Segura o chocolate! Golpe da Páscoa no WhatsApp já afeta mais de 300 mil

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images/iStockphoto

    Promoção falsa de Páscoa no WhatsApp pode sair bem cara pra você

    Promoção falsa de Páscoa no WhatsApp pode sair bem cara pra você

Os ovos de Páscoa estão tão caros em lojas e supermercados por aí que cibercriminosos estão aproveitando para fazer vítimas no WhatsApp. A PSafe, empresa especializada em segurança digital, afirma que seu laboratório DFNDR Lab impediu o acesso de mais de 300 mil usuários à promoção falsa apenas nas últimas 24 horas.

A ação da vez de criminosos promete vouchers de até R$ 800 para compra de chocolates durante o período festivo. O acesso das centenas de milhares de usuários à oferta falsa enviada na forma de link foi bloqueado pelo antivírus da empresa DFNDR Security.

Veja também: 

Com a intenção de convencer a vítima, o golpe envolve perguntas como "qual presente é comum receber na Páscoa?", "o coelho da Páscoa simboliza o quê?" e "que país festeja a Páscoa com as pessoas fazendo guerra de ovos, em vez de comer os de chocolate?".

Ao responder as perguntas e aceitar o suposto voucher, o usuário estará autorizando o recebimento de notificações de hackers no seu celular. Futuramente, a vítima poderá estar incluída em um serviço pago de SMS ou tendo seu cartão de crédito usado por criminosos.

Getty Images/iStockphoto/manopjk

Está seguro? Veja como ficar mais protegido online

Leia mais

A PSafe ainda alerta para golpes sendo aplicados no Facebook com a mesma intenção. Na rede social, são páginas falsas que imitam lojas varejistas famosas e oferecem promoções mentirosas para enganar consumidores.

Para não cair em golpes do WhatsApp e ter dor de cabeça futuramente, é bom seguir algumas dicas:

Use estas dicas antes de clicar em promoções falsas

Últimas notícias Ver mais notícias