Para descansar os olhos: aprenda a "apagar a luz" de Facebook e Google

Marcelle Souza
Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Tema escuro para Facebook

    Tema escuro para Facebook

Se você costuma passar muitas horas em frente ao computador, já percebeu que os olhos sofrem com as longas jornadas. Além de intervalos regulares de descanso no trabalho, uma saída para reduzir os efeitos do brilho intenso da tela pode ser uma extensão que consiga deixar páginas "no escuro".

Uma das opções é o Darkness, um aplicativo do Chrome que permite que você altere gratuitamente o tema do Google e do Facebook para um fundo preto. 

Reprodução
Google com fundo preto

No plano pago, que custa cerca de R$ 16, há opções extras, com detalhes em azul, cinza e vermelho, e a possibilidade de alterar a visualização de páginas no YouTube, Gmail, Google Docs, Reddit, Twitter, Messenger, Dropbox e Trello, por exemplo.

Para instalar a extensão, é preciso acessar a loja do Chrome e fazer uma busca pelo Darkness no campo localizado no lado esquerdo da tela.  

Reprodução

Em seguida, clique no botão "usar no Chrome". O próximo passo é confirmar a operação, escolhendo a tecla "adicionar extensão".

Concluído esse processo, basta acessar o Facebook ou o Google e mudar o tema no botão que vai aparecer do lado superior direito da página. O modo escuro e gratuito se chama "Iceberg".

Sempre que quiser voltar à versão normal, é só abrir novamente a janela do Darkness e mudar para "No Theme" (sem tema). 

Reprodução

Ah, e como o aplicativo só funciona gratuitamente no Facebook e no Google, toda vez que você clicar em um link externo, voltará para o fundo branco.

Se você costuma usar o Mozzila Firefox ou Opera, ou se quer navegar no modo noturno em outros sites do Chrome sem pagar a mais por isso, o Dark Mode é uma boa opção.

Para instalar o aplicativo, basta procurá-lo na loja do seu navegador e baixar sem custo. Quando concluído o processo, vai aparecer um botão do lado direito superior da tela, que permite que "ligar" e "desligar" a luz enquanto navega.

No Facebook, o Darkness tem uma paleta de cores um pouco mais agradável, enquanto o Dark Mode dá uma aparência um pouco estranha para o site. 

VEJA TAMBÉM

Getty Images

#DicasDeTec: quer aprender mais truques para tirar o melhor proveito do seu celular?

Confira nossa página

Últimas notícias Ver mais notícias