O papelzinho já era! Veja como é fácil organizar um amigo secreto online

Bruna Souza Cruz
Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Sites e aplicativos dão uma mãozinha e deixam a brincadeira mais divertida

    Sites e aplicativos dão uma mãozinha e deixam a brincadeira mais divertida

É real. A temporada de amigos secretos começou, e muita gente está se preparando para a troca de presentes ao longo de dezembro. Se você já passou alguma vez pelo estresse de organizar o evento, sabe bem a loucura que é. Mas vamos falar do lado bom da coisa! Para ajudar a organizar um amigo secreto dos sonhos, existem sites e aplicativos que dão uma baita de uma força.

É tudo bem mais prático, e você não vai ter o trabalho de ter de marcar um encontro para o sorteio nem corre o risco de alguém tirar a si mesmo. Será o fim do papelzinho?

Conheça alguns dos mais populares (por ordem alfabética) a seguir:

Veja também

Amigo secreto, troca de presentes no Natal
Imagem: Giphy

Amigo Oculto SMS (Android)

O sistema é um pouco old school, mas é ótimo para quem ainda usa SMS. O aplicativo é usado para facilitar o sorteio dos participantes. Apenas uma pessoa precisa ter o programa instalado em seu celular.

Ela faz o cadastro, insere o número telefônico de todos os participantes e o sistema faz o sorteio automaticamente.

Feito isso, os participantes começam a receber uma mensagem com o nome da pessoa sorteada.

Amigo Secreto (site)

É um sistema que engloba desde o sorteio até a exibição da lista de presentes.

O usuário pode ainda criar diferentes grupos de amigos secretos (é por sua conta e risco), determinar o valor de presente e todo mundo pode interagir pelo site (inclusive enviar mensagens anônimas).

Na hora do cadastro do grupo, o organizador pode inserir o endereço da troca de presentes, a data e a hora. Depois de tudo criado, o site faz o sorteio automático.

Amigo Secreto Natal e Ano Novo (Android)

O aplicativo é usado para sortear os participantes. O usuário digita o nome de todo mundo que deseja na tela do programa e o sorteio é feito.

Em seguida, o aplicativo gera um link com o nome da respectiva pessoa que cada um tirou. O organizador precisa então enviar o link individual para cada participante.

O mais legal é que a URL pode ser enviada pelo WhatsApp, Facebook Messenger ou email. Não é preciso se cadastrar na plataforma para usar.

Getty Images

#DicasDeTec: quer aprender mais truques para tirar o melhor proveito do seu celular?

Confira nossa página

Papelzinho (Android e iOS)

O aplicativo usa o endereço de email dos participantes para realizar o sorteio. Após essa etapa, cada participante recebe um link em seu email com o nome da pessoa que deverá presentear.

Todo mundo pode entrar no sistema do Papelzinho (usando o seu próprio email) para escrever o que desejam ganhar de presente.

Um usuário pode ter vários grupos e pode administrá-los de uma maneira bem fácil.

Sorteio Amigo Secreto (site)

Primeiramente, o usuário faz um cadastro com o seu endereço de email. Depois que o endereço é confirmado, ele precisa acessar novamente o site e inserir o seu login e senha para usar.

Na página principal, surge uma tela para que os emails dos demais participantes sejam inseridos. É só isso. Cada participante recebe em seguida uma mensagem com um link que direciona para o site do sorteio amigo secreto.

Nele, todo mundo pode enviar mensagens anônimas para os demais e informar as suas listas de desejos de presentes.  

Para evitar a famosa "marmelada", o sistema oferece uma opção em que o organizador pode criar um grupo especial para evitar, por exemplo, que casais ou pessoas da mesma família sejam sorteados entre si.

Últimas notícias Ver mais notícias