Inscrições para o Enem terminam nesta sexta; confira 9 mudanças deste ano

Giovanna Dagios*
da ESPM, em São Paulo

  • Getty Images/iStockphoto

    Neste ano, provas do Enem 2017 serão realizadas mais cedo, em novembro, e não mais em dezembro

    Neste ano, provas do Enem 2017 serão realizadas mais cedo, em novembro, e não mais em dezembro

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2017 terminam nesta sexta-feira (19) e podem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59, no endereço http://enem.inep.gov.br/participante/. As provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.
 
Até as 15h de quinta-feira (18), o Enem registrou 5.396.879 de inscritos, pouco mais da metade do número do total em 2016, que foi de 9.276.328. A expectativa é que, neste ano, as inscrições cheguem a 7 milhões.
 
Algumas mudanças marcam a edição 2017 em relação ao ano passado. Confira:
 

1

Certificação

O Enem não servirá mais como forma direta de obter o certificado do ensino médio, como havia ocorrido em edições anteriores. Maiores de 18 anos que não tenham frequentado o curso regular poderão tentar a certificação do ensino médio por meio do Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos)

2

Novidades no aplicativo

O Enem tem novas funcionalidades no aplicativo, disponível para os sistemas iOS e Android, entre elas uma seção de notícias e acesso aberto ao público geral, permitindo que pais e professores, por exemplo, acompanhem as áreas que não exigem login do participante. Outra novidade é a liberação dos espelhos de redação no app.

3

Valor da inscrição

A taxa de inscrição da prova aumentou, passando de R$ 68,00 em 2016 para R$ 82,00 em 2017.

4

Intervalo entre as provas

A prova ocorrerá em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro, diferentemente de 2016, quando foi realizada em somente um final de semana.

5

Identificação

Pela primeira vez, os cadernos de prova já trarão o nome e o número de inscrição do candidato.

6

Isenção de taxa

Os candidatos que pediram e conseguiram a isenção do pagamento da taxa de inscrição e não comparecerem no dia do exame perderão o direito ao benefício no Enem do ano seguinte.

7

Atendimento especial

Os candidatos com algum tipo de deficiência poderão solicitar atendimento especial ou tempo adicional de prova no ato da inscrição, somente com apresentação de laudo médico.

8

Deficientes auditivos

Estudantes com deficiência auditiva poderão solicitar exame com vídeo-prova na linguagem de sinais.

9

Desempenho por escola

A edição deste ano não contará com a divulgação de dados por escola.


*Este conteúdo foi produzido e editado por alunos do 1º semestre do curso de Jornalismo da ESPM-SP, sob a orientação do professor Edson Capoano